Qual é a Real Função da Arte?

Quando a definição de arte se torna sinônimo de tudo e nada pela corrupção pós-moderna, William Junior nos convida a conhecer um pouco da história da arte, de modo a recuperar seu valor. A posição objetivista precisa ser conhecida.

Confira o início do texto:

“A Arte já foi entendida como a vida ordinária pintada em paredes, elaboração de hieróglifos, decoração de túmulos e determinados modelos arquitetônicos. Em seu significado geral, todo conjunto de regras capazes de dirigir uma atividade humana qualquer podia, sim, ser considerado arte[1]. Pensar que a introdução de uma manifestação estética utilizava a razão para expressar, registrar e, até mesmo, experimentar formas de simbolizar tanto a vida quanto a cultura demonstra o desenvolvimento da complexidade humana em suas capacidades ao longo da história.

É consenso na academia que, antes do séc. XVIII, o conceito de arte estava diretamente ligado a techné, ou seja, arte como técnica fosse na produção artesanal ou na aplicação dos conhecimentos necessários para agricultura, não apresentando a dimensão metafísica atribuída ao belo. Para ser reconhecido em sua arte (na época, pensamento aplicado à produção) o artífice precisava conhecer os preceitos, dominar a técnica e ter o decoro requerido de modo a realizar com excelência o pedido solicitado[2]. Na Idade Média, surgem as Artes Liberais, um conjunto de disciplinas para a iniciação do indivíduo na participação da cultura humana. Essas artes tinham como objetivo desenvolver a capacidade de linguagem, bem como o senso de forma e proporção através do estudo dos números. Foram chamadas liberais em função da liberalidade de sua constituição: o indivíduo aprendia um senso de dever, exercendo sua atividade mesmo sem uma remuneração[3].”

Link do artigo completo:

http://objetivismo.com.br/artigo/qual-e-a-real-funcao-da-arte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s